Maldição marciana

altA maldição de Marte (metade das missões enviadas ao mundo vizinho fracassaram) volta a assombrar as agências espaciais. O projeto ExoMars, da ESA, desenvolvido em colaboração com a sua homóloga russa, sofreu um revés em outubro, quando o módulo Schiaparelli se estatelou na superfície do planeta vermelho. Um dos seus objetivos era, precisamente, testar as tecnologias de entrada na atmosfera e de descida na superfície, para a segunda parte da missão, que pretende colocar um rover na superfície marciana em 2020. Segundo parece, um erro no software levou os programas de controlo do módulo a julgar que a distância ao solo era menor do que na realidade, pelo que os propulsores que deviam travar a descida se extinguiram antes do tempo.

No entanto, a ExoMars não foi um fracasso completo. Por um lado, a sonda Trace Gas Orbiter foi corretamente colocada em órbita, para começar a estudar a atmosfera marciana a partir do próximo ano. Por outro, os dados enviados pelo Schiaparelli permitirão afinar a segunda parte da missão, em 2020. Foi a segunda vez que a ESA falhou a tentativa de pousar um engenho em Marte: em 2003, o Beagle 2 teve sorte quase idêntica à do Schiaparelli. Quase, porque um estudo divulgado no início de novembro sugere que a sonda não se terá despenhado, como antes se pensava: poderá ter pousado como se previa e aberto três dos seus quatro painéis solares. Os investigadores admitem que possa mesmo ter estado a funcionar durante alguns meses, embora sem conseguir contactar as naves em órbita marciana, e vão mais longe: talvez ainda esteja a funcionar.

Jan-Peter Muller, do Mullard Space Science Laboratory (University College London), disse à BBC: "Uma vez que o rover Opportunity [da NASA] continua de boa saúde desde janeiro de 2004, quando devia durar só até março desse ano, e que a Mars Express [da ESA] continua de boa saúde 13 anos depois da inserção orbital, quando deveria ter durado só três, a hipóteses de o Beagle 2 continuar a recolher dados ao fim de 13 anos é remotamente possível." Tudo dependeria, caso a sonda tivesse pousado e aberto os painéis, da quantidade de poeira que se tivesse acumulado sobre eles e dos ventos que eventualmente fossem removendo o pó. O estudo baseou-se na investigação de novas fotos da sonda, obtidas pelas diversas naves que orbitam o planeta vermelho. Talvez a maldição esteja a acabar...