Eclipse total da Lua

altSerá ainda este mês que Portugal poderá ver o último dos quatro fenómenos mais interessantes determinados pelas circunstâncias físicas e dinâmicas dos três astros intervenientes (Sol, Terra e Lua) para este ano de 2015. Na madrugada de 28 de setembro (quinze dias depois de ter participado no eclipse parcial do Sol, não visível de Portugal, e, antes disso, nos de 4 de abril e 20 de março), a Lua vai esconder-se na sombra da Terra durante algumas horas, convidando amadores e curiosos a observar não só os momentos mais importantes do fenómeno (entrada na penumbra e na sombra, início e fim da fase de totalidade, saída da sombra e da penumbra) mas também as colorações diferentes que apresentará ao longo de todo o acontecimento.

Atualmente, sabe-se por que só há eclipses de seis em seis meses e consegue-se, com notável rigor, determinar os momentos e os locais em que eles são observáveis, calcular os períodos de ocultação completa da Lua, nas latitudes em que determinado eclipse é visível, conhecem-se os diâmetros da Terra e da Lua, os comprimentos dos cones de sombra que projetam no espaço, a distância entre esses dois astros e quantos milhões de quilómetros os separam do Sol, fonte de luz essencial para que o fenómeno ocorra. Tão empolgante como ver o nosso satélite natural mergulhar, aos poucos, na sombra que a Terra lança no espaço, é recordar as observações minuciosas, a dedicação e a persistência dos nossos antepassados que, ao longo de séculos, foram acumulando os conhecimentos que conduziram ao conforto que modernamente sentimos ao interpretar, sem hesitações, os fenómenos que observamos e as razões por que acontecem.

Leia o resto numa das nossas versões digitais:

http://www.superinteressante.pt/digital

 

SUPER 209 - Setembro 2015

 

 

 

 

 

alt


( 1 Voto )
 

GuiaTV

Escolha abaixo o canal.

Canal:

Data:

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Playlist: 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.