Quase-império

altFiquei espantado com a edição especial sobre Os Grandes Impérios. Esquece o efeito de escala em termos de população de Portugal vs outros países, esquece que, para além do que fizemos fora da Europa, criámos o nosso retângulo que defendemos como país independente desde 1143 quando outros ainda andavam divididos em reinos e estados, sendo assim um dos mais antigos estados europeus e com as mesmas fronteiras iniciais.

Esquece que temos uma das mais antigas universidades da Europa, que muitos pensadores estrangeiros famosos se basearam em estudos da mesma, que a nossa engenharia militar e naval foi de ponta, que basta ir à América do Sul para ver a diferença entre a nossa forma de estar e a dos nossos vizinhos, por exemplo, o tal grande império manchado de sangue, saques e genocídios de civilizações inteiras. Esquece que, apesar de tudo o que era negativo no colonialismo, e graças à nossa forma de nos misturarmos e trabalharmos com os países e civilizações com que nos cruzámos e cruzamos, fomos dos últimos a largar as colónias, apesar da reduzida população e dos escassos meios do governo central, isolado de países que se diziam preocupados com as colónias, quando o que queriam era fazer negócio.

Em 1982, numa das nossas ex-colónias tropicais, vi suecos a descarregar Volvos novinhos em folha, que no dia a seguir já circulavam sem matrícula e com o verniz do transporte, e vi russos a descarregar material militar, incluindo limpa-neves! E a TAP e os nossos barcos a descarregarem comida e medicamentos. Parece-me no mínimo curta e estranha a referência ao "nosso quase-império"! Apesar de tudo, temos a obrigação de não deixar esquecer o passado, mesmo que incomodemos interesses instalados, para que os nossos netos e filhos saibam o que foi e é Portugal...

António Grangeia

NR – A gesta extraordinária dos portugueses, antes e depois de Camões, nada retira ao que escrevemos: Portugal nunca foi um império. Quanto ao livro que refere (e cujo título preferimos omitir aqui), atenção: está cheio de erros. A tradução para português é ainda pior... Também já o recomendámos a amigos estrangeiros, mas corrigindo primeiro os erros.

 

 

SUPER 220 - Agosto 2016

Leia a SUPER numa das nossas versões digitais:

http://www.superinteressante.pt/digital


( 0 Votos )
 

GuiaTV

Escolha abaixo o canal.

Canal:

Data:

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Playlist: 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.