Amortecedores elétricos

altA Audi está a desenvolver um novo tipo de amortecedores elétricos, os eROT, que substituem os convencionais amortecedores hidráulicos, sendo posicionados horizontalmente, ocupando assim menos espaço, que pode ser usado para aumentar a capacidade da mala, nas rodas traseiras. Estes amortecedores são na verdade dois motores elétricos, com um software de gestão muito completo que lhes permite uma amplitude de regulações muito mais ampla do que os hidráulicos. É possível programar os motores elétricos para terem diferentes amortecimentos de acordo com as condições da estrada e do tipo de condução, variando continuamente.

Face aos amortecedores hidráulicos, os elétricos permitem uma muito maior separação entre o comportamento à compressão e à extensão. Outra vantagem é que podem regenerar energia elétrica. De cada vez que a roda passa por uma ondulação da estrada, por uma depressão ou por uma lomba, o movimento gera energia mecânica que estes amortecedores podem transformar em energia elétrica, funcionando como geradores. Testes feitos na Alemanha mostraram que é possível recuperar desde 3 watts, numa estrada de muito bom piso (por isso com pouco movimento das rodas) até 613 W, numa estrada secundária mais ondulada, o que a marca traduz numa poupança de 4,8 gramas de dióxido de carbono por quilómetro percorrido.

Neste momento, o sistema em teste utiliza uma estrutura elétrica de 48 volts e uma bateria de iões de lítio com capacidade de 0,5 kWh e potência máxima de 13 kW. Um conversor DC liga este subsistema de 48 V à arquitetura de 12 V do carro. Na próxima geração de desenvolvimento, que a Audi prepara para 2017, o carro-laboratório terá uma rede de 48 V e potencialidade de poupar até 0,7 l/100 km, ao usar a energia elétrica regenerada pelos eROT para alimentar uma parte do sistema híbrido que esse protótipo irá ter.

 

SUPER 222 - Outubro 2016

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