O homem orquestra

altComo governante, deixou marcas que ainda hoje duram. Muito poucos ministros constitucionais chegaram (ou chegam) aos seus calcanhares, em competência e honestidade.

O título deste texto parece servir de legenda para uma caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro, que aqui apresentamos. É, porém, curioso que a sátira com que Bordalo ridicularizava Fontes Pereira de Melo também possa servir para lhe prestar homenagem: porque ele foi, de facto, um verdadeiro homem-orquestra, que tocou em todos os ministérios e setores da governação e que em todos se notabilizou, em todos deixou inovações e um legado para o futuro.

A vida política de António Maria Fontes Pereira de Melo começou, formalmente, em 1848, mas já antes fizera ele uma espécie de tirocínio em Cabo Verde. De facto, após ter assentado praça na Armada e de ter sido um aluno brilhante na Academia dos Guarda-Marinhas, o jovem António Maria, para continuar os seus estudos, passara à Escola do Exército e tornara-se tenente de Engenharia; ora, em 1839, o seu pai, o conselheiro João Fontes Pereira de Melo, foi nomeado governador de Cabo Verde e levou consigo o filho, como ajudante de campo. Foi justamente neste posto que o futuro chefe político mostrou, pela primeira vez, o que viria a ser como governante: um homem que nunca repousava, que nunca facilitava a sua vida, que se empenhava por inteiro nas funções atribuídas e as ultrapassava largamente. Assim, em Cabo Verde, longe de limitar-se ao trabalho pachorrento e parcialmente decorativo de simples ajudante de campo, meteu imediatamente "a mão na massa": visitou todas as ilhas do arquipélago e também a Guiné, que então dependia administrativamente de Cabo Verde, e elaborou numerosos relatórios sobre o desenvolvimento económico do território; além disso, trabalhou como engenheiro em diversos projetos de obras públicas, incluindo o do Hospital da Misericórdia, na Praia.

Como ficou dito, esta experiência, que durou de 1839 a 1843, foi um simples "tirocínio". A verdadeira entrada na política deu-se em 1848, sob a vigência de um efémero governo em que o seu pai era ministro: António Maria foi então eleito deputado por Cabo Verde. Porém, não se tratou de um "presente do papá", e a vida do novo deputado não foi fácil: por influência política de Costa Cabral (o primeiro conde e primeiro marquês de Tomar), a comissão de verificação de poderes tentou, por mais de uma vez, anular a sua eleição. Era a primeira batalha parlamentar de Fontes Pereira de Melo, que se revelou, imediatamente, um orador de respeito, tanto assim que saiu vencedor.

 

altSUPER 218 - Junho 2016

Leia a SUPER numa das nossas versões digitais:

http://www.superinteressante.pt/digital

 

 


( 0 Votos )
 

GuiaTV

Escolha abaixo o canal.

Canal:

Data:

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Playlist: 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.